top of page

Curso de Formação para músicos, educadores e Regentes.

Metodologia do Ensino Coletivo para Bandas, Big Band e Orquestra.

1.

Como Criar um Projeto? - Módulo 1

  • Planejamento Estratégico

  • Políticas Públicas

  • Gestão de Pessoas 

  • Inteligência Emocional

  • Gestão do Tempo

  • Marketing Digital - Parte I

Duração: 4h - EAD (On-line)

CURSO COMPLETO 

METODOLOGIA DO ENSINO COLETIVO

2.

Como desenvolver a Metodologia? - Módulo 2

  • Escolha do Método

  • Escolha do Repertório

  • Regência para Educadores

  • Pedagogia Aplicada ao Método

  • Programação e Concertos

  • Marketing Digital - Parte II

Duração: 4h - EAD (On-line)

CURSO COMPLETO 

METODOLOGIA DO ENSINO COLETIVO

3.

Regência para Educadores

  • Padrões Gestuais

  • Análise de Partitura

  • Gestão de Ensaios

Duração: 4h - EAD (On-line)

              3h - Presencial

CURSO COMPLETO 

METODOLOGIA DO ENSINO COLETIVO

4.

Formação Essential Elements 2000

Sopros, Maderias e Percussão. 

  • Módulo 1 - 14 aulas

  • Módulo 2 - 13 aulas

  • Módulo 3 - 8 aulas

  • Módulo 4 - 8 aulas

Duração - 4h - EAD (On-line) cada Módulo.

Prova e Certificação

CURSO COMPLETO 

METODOLOGIA DO ENSINO COLETIVO

5.

Como Eu aplico a Metodologia Coletiva?

 

  • O que eu Preciso Saber?

  • Três tipos de Aulas Eficientes

  • Como desenvolver a sonoridade do grupo?

  • Como aplicar?

Duração 4h - EAD (On-line)

             3h - Presencial

CURSO COMPLETO 

METODOLOGIA DO ENSINO COLETIVO

6.

Rotinas de Estudo como Organizar?

  • Gestão do Tempo

  • Ánalise de Swot 

  • Ánalise de Foco

  • Inteligência Emocional

  • Gerenciando a Sí mesmo

Duração 3h - EAD (On-line)

CURSO COMPLETO 

METODOLOGIA DO ENSINO COLETIVO

7.

Marketing Digital para Músicos

Duração 3h - EAD (On-line)

CURSO COMPLETO 

METODOLOGIA DO ENSINO COLETIVO

Bibliografia do Curso

BATTIST, Frank L.. On becoming a conductor: Lessons and Meditations on the Art of Conducting. 1 ed. 1a. Paragráfo: Meredith Music Publications, 2007. 31 p.

 

BERNSTEIN, Leonard.  findings: Fifth Years of Meditation of Music. 1 ed. Broadway NY: Anchor, 1993.

BOOTH, Wayne C.; COLOMBO, Gregory G.; WILLIAN, Joseph M. A Arte da Pesquisa: The craft of research. 2.Chicago: Martins Fontes, 2000. 345 p.

BOONSHAFT, Peter Loel. Teaching music with purpose: conducting, rehearsing and inspiring. 1 ed. Galesville - MD. Meredith Music Publications, 2006.

GREEN, Elizabeth A. H. The modern conductor: a college text on conducting based on the principles of Dr. Nicolai Malko as set forth in his The conductor and his baton. 2a. ed. Englewood Cliffs (New Jersey): Prentice-Hall, 1969. 298 p.

 

GOMES, Hermes Coelho; ÖSTERGREN, Eduardo Augusto. A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral. Revista Vórtex, curitiba pr, v. v.3, n. 1, p. 159175 Mai. 2015.

 

KEPLER, João; O. T. Os Segredos da Gestão Ágil: por de trás das empresas valiosas. 1 ed. São Paulo - SP. Gente, 2019. 

 

KOTLER, Philip; H. K.; I. S. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 15 ed. Rio de Janeiro - RJ: Elsevier, 2010.

 

LISK, Edward S. The Creative Director: conductor, teacher and leader. 1 ed. Galesville - MD. Meredith Music  Publications, 2007.

 

LACRUZ, Adonai José. Gestão de Projetos no terceiro setor: uma aplicação prática. 1 ed. Rio de Janeiro - RJ. Alta Books, 2017.

 

LACOMBE, Francisco José M. Comportamento Organizacional Fácil. 1 ed. Rio de Janeiro - RJ. Editora Saraiva, 2017.

 

MARTINEZ, Emanuel. Regência coral: Princípios Básicos. 1 ed. Curitiba PR: Dom Bosco, 2000.

 

RUDOLF, Max. The grammar of conducting: A comprehensive guide to baton technique and interpretation. 3 ed. Capitulo 27 2a. Parágrafo: Scheiner Cengage Learning, 1995. 325 p.

STITH, Gary. Score rehearsal preparation: A realistic Approach for Instrumental Conductors. 1 ed. 1 Paragráfo: Meredith Music Publications, 2011. 5 p.

 

SHROCK, Dennis. An interview with Margaret Hillis on Scory Study. Choral Jornal, Chicago, p. 112, fev. 1991. 35

 

VIEGAS, José Viegas Nuniz Neto. A comunicação gestual na regência da orquestra :Música. 2 ed. São Paulo-SP:Annablume, 2003. 17 p.

 

TOZZI, Alberto José. ONG Sustentável: o guia para organizações do terceiro setor economicamente prósperas. 1 ed. São Paulo - SP. Gente, 2017.

 

TULGAN, Bruce. Não tenha medo de ser chefe: como combater a epidemia de subgerenciamento e se tornar o líder de que sua equipe precisa. 1 ed. Rio de Janeiro. GMT Editores, 2009.

 

WILLIAMSON, John E. Rehearsing the band. 1 ed.  Galesville - MD. Meredith Music Publications, 2008.

Se você tem interesse em levar a nossa formação pedagógica da metodologia do ensino coletivo para sua escola de música na igreja, conservatório ou projeto, entre em contato conosco. Veja alguns exemplos de aulas e palestras que ministramos nos vídeos abaixo:

Tipos de formação:

  1. Big Band

  2. Sopros e Percussão

  3. Cordas Friccionadas 

Conheça o meu Trabalho

bottom of page